Ainda sobre a repressão policial ao movimento estudantil em Teresina

Este texto foi elaborado por minha irmã em Teresina (PI)

 

“Conheci profissionais que HONRAM a profissão e sua ética, e que por conta disso muitas vezes perderam cargos ou acordaram a ira dos poderosos.

Eu por muitas vezes já me vi com medo da polícia, sem saber porquê. Dentro de delegacias, morro de medo dos homens armados. Teoricamente: a polícia protege o cidadão. (Será se essa frase consta em algum juramento dos policiais?)
Meu medo de policiais, eu tento repetir pra mim mesma, é irracional. Mas… será mesmo? A polícia de Teresina tem mostrado o contrário. vejo notícias de balas de borracha, ferimentos no rosto, olhos, gente presa (seriam inocentes?)…

Tenho fé nos corajosos, porque, como eu, um peso de papel de 48Kg, mas maior de idade, vou cogitar ir pras ruas manifestar? Peso de criança, idade pra ser presa: presa fácil pros policiais, alguém discorda? Eu não sou de jogar pedra, queimar ônibus e me quebro fácil. Pelo que tenho visto, temeria até por minha própria vida se estivesse no meio de outros manifestantes, levando uma coça dos PMs e sendo pisoteada no meio da correria…

É, voltando ao assunto inicial: Conheço MARAVILHOSOS profissionais, que honram a profissão que têm, e fazem o certo mesmo ameaçados, mandados ao contrário, repreendidos. Perdem empregos por serem honestos, que mundo é esse?

Sobre os policiais, não sei se os manifestantes são vistos por PMs como bandidos, ou se os policiais apenas estão atendendo ordens. Ou se está meio a meio. Só peço aos policiais que deixem a raiva de lado, as opiniões dos poderosos pra trás e vejam o que está acontecendo.

Sei que não sou a única perdida nesse inferno, sem saber quando vou poder ir ao Centro, fazer meus exames, visitar um médico, ou pagar contas sem ser hostilizada ou levar bala perdida… Não sei SE há um lado certo ou um lado errado.

Há vândalos que atrapalham o movimento, há bandidos infiltrados no movimento, pessoas que gostam de maldar, de bater, de jogar pedra. E há os que estão tentando pacificamente… Tenho medo que os ânimos só se acalmem quando acontecer uma tragédia, ou várias…

É verdade o que dizem. O Piauí está de LUTO, e sofrendo a maior das represálias que eu já vi. Ditadura? Pra mim era luta já ganha! Não vivi pra ver essa repressão, só estudei em sala de aula, graças a Deus! Mas… infelizmente, acho que estou presenciando uma recaída de certos poderosos em desafiar a sociedade, em prender, humilhar, rebaixar cidadãos.

POLÍCIA DE TERESINA, POR FAVOR, AINDA DÁ TEMPO DE MUDAR E FAZER HISTÓRIA JUNTO COM OS ESTUDANTES. AINDA DÁ TEMPO DE SALVAREM A REPUTAÇÃO DE UMA CLASSE SOFREDORA E TRABALHADORA. Ainda dá tempo.”

Deixe um comentário