Eu sabia que já tinha visto esta favela pegar fogo antes! (com atualização)

Quando bati os olhos no google Terra no endereço indicado na matéria sobre o incêndio em uma favela de São Paulo neste final de semana, imediatamente reconheci a cena. Sabia que já tinha visto outro incêndio naquela favela. Curiosamente o endereço na matéria anterior (2012) é o da rua menos conhecida – R Xavier Golveia.

O incêndio anterior que desabrigou mais de 1.000 pessoas foi no dia 03 de setembro de 2012.

O incêndio atual ocorre pois exatamente dois anos depois, no mesmo início de setembro, e desabriga também mais de 1.000 pessoas (na verdade, segundo a matéria mais de 600 famílias).

O coordenador municipal da defesa civil da Prefeitura de São Paulo desde agosto (2014) não é mais o cel. Jair Paca, mas o engenheiro Milton Roberto Persoli.

Aguardemos que os incêndios de São Paulo não sejam explicados como obras da combustão espontânea, como antes era feito. O cel Jair Paca ficou conhecido aqui neste blog pela constante sonegação de informações à CPI dos incêndios em favelas… aquela CPI de fachada que não queria investigar nada e que na prática, nunca se reuniu de fato.

favela incêndio 2014 01

.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/09/haddad-diz-que-pretende-desapropriar-area-incendiada-e-erguer-500-moradias.html

“Nós ontem tomamos uma decisão. Aquele terreno, onde houve o incêndio, nós pretendemos desapropriar para construir 500 unidades habitacionais”, declarou.  “E [vamos] oferecer para as famílias que foram afetadas pelo incêndio o bolsa aluguel até que a obra fique pronta”.

Segundo Haddad, a obra deve durar entre 18 e 24 meses, mesmo período em que as famílias podem receber o auxílio aluguel. O prefeito quer “fazer um pacto” com os moradores para evitar que a área seja novamente ocupada. “Nós estamos levando hoje para a comunidade essa proposta para que eles não reocupem e aguardem a construção”, disse.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s