Joaquim adiou a morte de Martinez por dois meses no julgamento do mentirão

joaquim barbosa e martinez

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/103153/Erro-crasso-de-Barbosa-vira-chacota-para-petistas.htm

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, fez contas erradas, sem querer ou querendo. O certo é os petistas o estão ironizando na internet. Após informação divulgada pelo jornalista Paulo Moreira Leite, soube-se que Barbosa adiou, para efeito do julgamento da Ação Penal 470, em dois meses a morte do então presidente do PTB, José Carlos Martinez. De acordo com o julgado pelo STF, Martinez reuniu-se com Dirceu para combinar o recebimento de propina para o PTB, em troca dos votos de seu partido a favor do governo. Barbosa relatou que essa conversa aconteceu em dezembro de 2003, mas, mais tarde, apurou-se que o banqueiro morreu em outubro daquele ano, portanto dois meses antes do apontado pelo relator.

Mais que uma mudança de data, o lapso pode provocar uma alteração na pena dada a Dirceu. Ocorre que, em outubro, mês limite para a conversa ter se dado, a pena máxima para o crime de corrupção era de oito anos de prisão. Por iniciativa do governo Lula, a pena passou a doze anos em novembro daquele ano.

O vídeo postado pelos petistas na rede de computadores mostra uma intervenção do ministro Marco Aurélio, durante o julgamento, ressaltando a importância da data para definir sob que regras o crime de corrupção teria sido cometido, antes ou depois de novembro. Denunciante do esquema do mensalão, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, assumiu o comando do partido depois da morte de Martinez.

A negociação teria, portanto, acontecido depois da posse de Jefferson. Se o STF entendesse que o acordo aconteceu até novembro, a pena aplicada aos condenados poderia ser menor.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s