Aline Coutinho: atleta completa

Esta menina é minha prima (eu a chamo junto a suas outras duas irmãs de meninas superpoderosas). Tenho muito orgulho dela(s). Uma história de dedicação ao esporte, especialmente, o judô. Exemplo de determinação.

Aline Coutinho é tricampeã universitária em Judô.

Agora, dentre outras atividades, dedica-se à terapia de pessoas com transtorno mental em um Centro de Atenção Psicossocial, em Teresina, Piauí. Terra também de Sarah Menezes (campeã olímpica de Judô). Seu foco principal são pessoas com transtorno mental decorrente do uso de droga.

A seguir matéria publicada globo esporte (aqui).

Aposentada, Aline Coutinho troca tatames por ações sociais no Piauí

Considerada como uma das judocas mais completas da história, ex-atleta relembra momentos marcantes da carreira em entrevista exclusiva

Quem chega ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado na zona leste de Teresina-PI, não imagina encontrar, dentre os profissionais da casa, uma multicampeã de judô em plena atividade. Não, não é no tatame que Aline Coutinho, a primeira mulher piauiense campeã brasileira sênior no esporte, se dedica atualmente.

A educadora física, hoje concursada, se empenha no tratamento de pessoas com transtornos mentais, sobretudo em decorrência do consumo de drogas.

– Eu só tirei o judô da minha vida, mas continuei trabalhando com educação física que me fez redescobrir outras habilidades – destacou a ex-judoca, considerada no meio como uma das mais completas atletas de sua geração. Com isso, ela acabou se tornando referência para outras mulheres piauienses no esporte.

– Eu sempre questionava com meu professor por que as medalhas tinham escrito a palavra ‘Campeão’ no masculino. Eu vencia e achava isso um machismo bobo e pedia para trocar – brinca.

Aline Coutinho pendurou o kimono, à força, há três anos. A série de lesões que lhe impossibilitaram de continuar a aplicar golpes forçou a desistência por conta de uma hérnia de disco em uma das vértebras da coluna cervical.

Aline Coutinho é a única piauiense tricampeã universitária (Foto: Washington Alves/COB)

– Eu não tive segurança dos médicos piauienses e nem garantia dos profissionais de fora do estado que eu ficaria boa. Preferi não arriscar comprometer minha saúde por conta de uma cirurgia desnecessária – explicou relembrando cada uma das seis cirurgias que foi submetida: duas em cada punho e uma em cada joelho.

Em uma avaliação rápida dos motivos que a levaram a uma aposentadoria precoce, é fácil perceber o desgaste pela qual a judoca sofria se desdobrando entre treinamentos de judô, trabalho e estudos.

– Ela quase nunca descansava por que estava com o tempo todo ocupado. Era complicado para uma atleta de ponta como ela não ter tempo de recuperação e isso pode ter sido crucial para as seguidas lesões – avaliou Hélio Queiroz, técnico que mais tempo trabalhou com a piauiense.

Na categoria até 52kg, ela foi Campeã Brasileira, Tricampeã universitária e Bicampeã brasileira universitária. Essas são algumas das felizes recordações que Aline Coutinho carrega consigo. Dentre os momentos marcantes da carreira, ela citou a vez que integrou, juntamente com a judoca piauiense Sarah Menezes (-48kg), a seleção brasileira no ciclo olímpico de Pequim.

– Tenho orgulho de ter disputado o início do ciclo olímpico de 2008. Embora eu tenha acabado como reserva da Erika Miranda (-52kg), com quem sempre lutei à altura, o que já é um orgulho. Mentiria se dissesse que não sinto uma ponta de frustração por não ter me firmado no grupo, afinal, quem nunca sonhou em disputar uma Olimpíada? – indagou.

A ‘Loira’, como era apelidada pela família quando criança, no alto de seus 31 anos, arrisca no Jiu-Jitsu uma nova rotina de treinamentos e atividades físicas. Em setembro, ela foi campeã de um torneiro absoluto realizado pela academia onde treina há quase um ano.

– Com uma vida um pouco mudada, tenho o prazer de me dedicar a um esporte que me aproxima dos tatames sem todos aqueles impactos de quedas que me incomodaram durante anos. Hoje, sigo minha vida sem judô, mas sigo firme com o sonho de me especializar em saúde mental, comprar uma casa e ter dois filhos, um menino e uma menina (risos) – confessou.

Uma resposta para “Aline Coutinho: atleta completa

  1. Nossa Aline Coutinho!!!

Deixe um comentário

