Meninas grávidas no período de FHC

Muito se fala que no período do Governo Lula, por conta dos programas sociais, tal como Bolsa Família, a população teria sido incentivada a ter mais filhos. Típico de um discurso preconceituoso que ignora os fatores que contribuem para o aumento da fecundidade de uma população.

No que tange especificamente à gravidez na adolescência, que se constitui em uma preocupação de saúde pública, apesar de a adolescência se estender de 12 a 19 anos, é muito mais frequente na faixa etária de 15 a 19 anos.

Ano que vem, 2013, será divulgado o novo Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, com dados referentes ao período de 2000 a 2010, então teremos que aguardar para verificar dentre outras coisas, o impacto do Governo Lula sobre este indicador – gravidez na adolescência.

Mas por enquanto, podemos verificar o que houve no período de 1991 a 2000. Em 1991, em 70% dos municípios do Brasil o percentual de adolescentes (entre 15 e 17 anos) com filhos não ultrapassa 7,5%, e em outros 27% não ultrapassava 15%. Mas, em 2000, apenas 45% dos municípios tinha índices menores que 7,5%, e o percentual de municípios com índices entre 7,5 e 15% passou de 27% para 45%. OU SEJA, aumentou em muito o número de municípios com alto percentual de gravidez na adolescência.

Se verificarmos o que ocorreu no Nordeste, veremos que, em 1991, em 85% dos municípios não chegava a 10% o número de adolescentes grávidas, mas em 2000, 40% dos municípios já apresentavam percentuais maiores que 10%.

No gráfico apresentado nesta postagem se verifica um deslocamento, entre 1991 (azul) e 2000 (amarelo), do número de municípios com gravidez na adolescência para percentuais cada vez mais elevados.

Assim, teremos que esperar até o início do ano que vem para saber o impacto do Governo Lula e os seus programas sociais, mas o período FHC, já é bem conhecido. A pobreza e a exposição a quadro de vulnerabilidade social resultam em gravidez na adolescência. Eu espero, sinceramente, que as conquistas sociais do período Lula resultem em diminuição destes índices.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s