Maria da Conceição de Almeida Tavares agraciada com o prêmio Almirante Álvaro Alberto

Prêmio Almirante Álvaro Alberto

Criado em 1981, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia já foi concedido aos mais destacados pesquisadores do país.

Entre os agraciados com a honraria podemos destacar Carlos Chagas Filho e Maurício Oscar da Rocha e Silva. O Almirante Álvaro Alberto foi o idealizador e o primeiro presidente do CNPq, então Conselho Nacional de Pesquisas. Sempre defendeu o desenvolvimento científico e tecnológico como forma de assegurar a prosperidade e independência da nação.  Desde 1986, a premiação leva o seu nome.

O prêmio é concedido anualmente, em sistema de rodízio, às grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas e sociais.

Maria da Conceição Tavares é por não poucos considerada uma das mais influentes pensadoras brasileiras da história recente.

“Entrei no PT para continuar a luta política pelos meus sonhos de um Brasil novo. Minha participação na formação dos programas que foram se gestando de 1994 em diante foi particularmente intensa no período 1994-2002, quando Lula, ademais de nosso candidato permanente, dirigia o Instituto da Cidadania. Uma ONG na qual participavam ativamente a maioria dos intelectuais de esquerda do Brasil e boa parte dos dirigentes partidários e dos líderes sindicalistas do próprio PT. Foi um período muito rico, uma espécie de universidade aberta para todos.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s