Hospitais Públicos em Teresina: apenas 50% leitos ocupados

Pesquisa mostra que hospitais públicos de Teresina têm apenas 50% de seus leitos ocupados.

Apesar das frequentes reclamações de flagrantes de falta de atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) pesquisa divulgada pela promotora de Justiça Cláudia Seabra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e da Saúde, mostra que o hospitais de Teresina têm apenas 50% de seus leitos ocupados.

Os números foram divulgados na terça-feira, durante reunião dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde com Cláudia Seabra e com o presidente da Fundação Municipal de Saúde.

O estudo, obtido com exclusividade pelo Jornal Meio Norte, mostra que os hospitais de Teresina possuem 1.281 leitos e são ocupados por 653,2 pacientes por dia, o que dá uma taxa de ocupação de 51%.

A pesquisa que no Hospital Municipal do Promorar, na zona Sul de Teresina, a ocupação é de apenas 31,5 % dos leitos. O estabelecimento tem 72 leitos e apenas uma média de 22,7 pacientes o ocupam por dia. No ano passado.

Apesar de ser o maior hospital do Piauí, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) tem uma ocupação de 41,5% de seus 382 leitos e atende uma média de 158,6 pacientes por dia.

Uma explicação sobre o que está ocorrendo com milhares de pacientes procurando atendimento médico e os hospitais, por outro lado, com leitos vazios está na revelação feita por Cláudia Seabra durante o encontro, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça;

Ela disse que impetrou com recomendação na Justiça, com cumprimento imediato, para que seja informado ao órgão qual o resultado dos processos administrativos disciplinares que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) e a Secretaria de Saúde deveriam ter instaurado contra os médicos que estão realizando apenas de uma a três cirurgias por mês.

Ela disse que espera o resultado dos processos que devem estar na Procuradoria Geral do Estado.

Em junho de 2011, Cláudia Seabra impetrou com ação em que solicitava a realização de cerca de 3 mil cirurgias eletivas em pacientes que estavam na fila de espera.

Em março deste ano, a Justiça decidiu e o procedimento foi enviado para a direção do HGV.

Seabra disse que mesmo já tendo aumentado o número de procedimentos na lista de espera, como informou o diretor do hospital, Carlos Iglesias, ainda há profissionais realizando menos de 3 cirurgias por mês.

Ela solicitou que o processo seja instaurado 24 horas depois de proferida a decisão do juiz. Em caso de descumprimento, os gestores estaduais da Saúde, da Administração e do próprio HGV podem ser acusados de improbidade administrativa.

Cláudia Seabra solicita na ação que cada profissional realize ao menos 8 procedimentos cirúrgicos por mês.

Cláudia Seabra falou que fica feliz com o aumento no número de procedimentos, mas os médicos continuam fazendo uma, duas ou três cirurgias por mês.

“Isso é inadmissível. Temos uma lista de pacientes de pelo menos 3 mil pessoas. Precisamos que essas cirurgias sejam feitas”, declarou.

A pesquisa mostra que o Hospital Infantil Lucídio Portella tem apenas 33,8% da ocupação de seus 94 leitos leitos, enquanto atende uma média de 31,8 pacientes por dia.

O Hospital Municipal do Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, tem um índice razoável de ocupação de leitos, de 77%. O estabelecimento de saúde possui 24 leitos e atende uma média de 18,5%. O Centro de Atenção à Criança Wall Ferra, uma maternidade municipal do conjunto Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina, tem uma taxa de ocupação de seus 36 leitos. Tem um atendimento médio diário de 25,1 pacientes diários.

O Hospital Municipal tem uma média de ocupação de 48,5% de seus 22 leitos. O hospital tem uma média de atendimento de 10,7 pacientes por dia.

Na reunião de terça-feira ficou comprovado que os serviços de marcação de consultas não estão funcionando de forma correta com queda de sinal de internet, falta de intranet para comunicação entre hospitais e a central de marcação de consulta e os estabelecimentos hospitalares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s