A avaliação do ensino superior privado em algumas faculdades do Brasil

A situação do ensino superior privado no Brasil é mesmo cômica.

O ministério da educação credencia, reconhece e autoriza cursos de graduação. É um momento de grande estresse nas faculdades. Eu trabalhei até agora em sete faculdades privadas diferentes. E sempre presenciei este estresse.

A faculdade passa meses se preparando. Organiza papelada. Desloca outros cursos já reconhecidos e autorizados de espaços ocupados por eles. Cede estrutura para os que querem aprovar e reconhecer. Nesta hora é uma série de reuniões com professores. É ativação de centro acadêmico. É montagem de sala para sediar Comitê de Ética na Pesquisa, laboratórios específicos dos cursos, às vezes até biblioteca, sem falar no tal de Núcleo Docente Estruturante. Vixe! Elabora-se uma série de atas. Procura os professores para assinar dizendo que participaram das reuniões (fictícias). Até o detalhe de assinar com canetas diferentes pra cada data.

Algumas faculdades têm que lembrar de pedir para professores que são exclusivos de universidades públicas não aparecerem. Novos professores assumem suas disciplinas. Uma loucura.

O coordenador do curso rezando para os representantes do MEC deixarem ele escolher os representantes estudantis que irão se manifestar. Os donos da faculdades, mantenedores, todos ali disponíveis, com riso largo.

Hora da reunião. Todo mundo com o texto passado e decorado. Professores novatos com esperança que depois que o MEC for embora, as promessas de plano de carreira serão cumpridas. NUNCA SERÃO. Até os defeitos são treinados para serem apresentados. São defeitos calculados, pequenos problemas cotidianos sem maiores gravidades. E que lógico, todos estão cientes e buscando resolver.

E o MEC. Bem, os representantes do MEC fazem de conta que não sabem.

É precária a situação do ensino superior privado no Brasil. Ao menos por onde passei. Inclusive algumas que conseguiram nota cinco (5). Cinco é a nota máxima!

………

Obs.: antes que você me pergunte se eu compactuei com tudo isto, verifique que eu escrevi eu já TRABALHEI em sete faculdades…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s