Serviço civil obrigatório para egressos dos cursos de graduação das profissões de saúde

LEIA TAMBÉM A POSTAGEM:

https://partidodaimprensagolpista.wordpress.com/2012/03/11/senado-medicina-e-os-paramedicos-do-sus-ou-mais-uma-postagem-da-serie-eles-eles-nos-nos/

JUSTIFICAÇÃO

O Brasil, como de resto quase todos os países, enfrenta graves problemas relacionados com a distribuição dos recursos humanos em saúde.
Há enormes desigualdades regionais e intrarregionais, com graves déficits nos municípios mais longínquos e nas periferias das grandes metrópoles, áreas que, em geral, apresentam os mais baixos índices de desenvolvimento humano (IDH).
O problema é complexo e a sua solução requer a adoção de múltiplas estratégias, que incluem medidas educacionais, incentivosfinanceiros, apoio social e técnico, além de medidas de caráter regulatório.
A instituição da obrigatoriedade de prestação de serviço civil, por
parte de egressos de cursos de graduação da área de saúde, é uma medida de caráter regulatório que tem sido reiteradamente sugerida por organismos internacionais como a Organização Panamericana da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Na América Latina, diversos países já adotaram programas dessa natureza, como é o caso do México, que foi o pioneiro, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, República Dominicana e Venezuela.
Além de fazer chegar assistência médica, promoção da saúde e
prevenção de doenças a regiões carentes do interior do País e à periferia das grandes cidades, essa iniciativa permite ao profissional devolver à sociedade os investimentos feitos em sua formação, além de possibilitar uma melhor capacitação profissional para o trabalho comunitário em saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s