Pedido Público de DESCULPAS à Rosângela Malachias

Caríssima jornalista,

Rosângela Malachias,
recebi há poucos minutos o seu comentário à postagem realizada no blog PIG e aprovei imediatamente o comentário.
Rosângela Malachias:
Eu deveria ter sido ao menos avisada sobre esta postagem. Não escrevi para este Blog; não me considero golpista nem sou Lúcio Flávio. Escrevi este texto para uma lista de Jornalistas que debatem a democratização dos meios de comunicação. Juntos organizamos e participamos da 1a Confecom. Agora, por acaso, vi o meu texto e minha foto neste blog, sem que eu tenha sido consultada. Sou sim a favor da democratização dos meios de comunicação, mas a liberdade de expressão não pode impedir que a ética seja praticada. Quem publicou sem avisar-me foi anti-ético.
.
Você está coberta pela razão, uma vez que a ética exige que se respeite a AUTONOMIA, além de manter a JUSTIÇA, BENEFICÊNCIA e NÃO-MALEFICÊNCIA em cada ação. Assim, concordo que não respeitei a sua AUTONOMIA ao repercutir, sem sua autorização, nem do MÍDIA ETNIA EDUCOMUNICA (http://midiaetnia.com.br/), site de onde extrai o seu texto. Peço desculpas  e tento explicar:
– É prática rotineira a repercussão de textos disponíveis na internet, sendo frequentemente suficiente a citação de fonte; Utilizei o seu texto acreditando está repercutindo uma crítica e idéia pública, visto que disponível em um outro sítio aberto ao público. Cometi um engano. Como você me deixa patente, consistia de um debate interno a seu grupo (lista de Jornalistas);
– Quanto a sua foto, também, foi conseguida disponível na internet. Entendi que também pública (http://br.linkedin.com). Mas novamente cometi outro engano. Expus sua imagem, sem seu consentimento direto. Consistia de uma rede profissional para expansão de contatos.
– Em ambos os casos, agi de boa-fé, creia-me. Acreditei que sua exposição de idéias eram importantes para o entendimento do caso PHA e Heraldo Pereira, especialmente no que consistia defender a situação de um trabalhador (Heraldo Pereira) de uma possível injúria, independente de onde ele trabalha. O seu texto me pareceu o mais eficiente, e realmente acreditando que era público, REPERCUTI, como é tão comum na blogosfera. Espero com isto não ter ferido nenhum dos outros princípios éticos, ou seja, não ter cometido INJUSTIÇA e não ter provocado DANO à sua pessoa e imagem (NÃO-MALEFICÊNCIA).
– Quanto ao blog PIG. Não é um blog GOLPISTA, ao contrário, se pretende BLOGPROG. O nome PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA aqui aplicado é uma forma de dá visibilidade a esta crítica ao PIG, que se constitui de um movimento amplamente conhecido da Mídia Tradicional contra o povo brasileiro. O termo PIG foi criado no ambiente da BLOGOSFERA em 2006 e caiu no gosto da blogosfera. Este é o motivo do nome do meu blog. ASSIM, enfaticamente, não é GOLPISTA o blog, mas denuncia o GOLPISMO.
– Quanto à Lúcio Flávio. Um Jornalista que denuncia a situação de escravidão, exploração social, na região amazônica e recentemente condenado a pagar a EXPLORADORES NAQUELA REGIÃO. Importantes sítios da internet têm denunciado esta injustiça. E este blog se aliou por algum tempo nesta batalha. Daí a presença no subtítulo da expressão – SOMOS TODOS LÚCIO FLÁVIO. (veja em matéria do Ricardo Kotscho http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2012/02/14/jornalista-ameacado-somos-todos-lucio-flavio/)
.
Bem,
como você já adiantou:
” Sou sim a favor da democratização dos meios de comunicação, mas a liberdade de expressão não pode impedir que a ética seja praticada. Quem publicou sem avisar-me foi anti-ético.”
.
O que posso fazer agora, é enfatizar o meu pedido de desculpas. Sinceros. E,
colocar-me à disposição de sanar o problema por mim criado:
Uma pergunta que faço imediatamente é se devo remover a postagem?
E abrir espaço para exposição de suas idéias.
Posso fazer também uma retratação pública com meus pedidos de desculpas, por exemplo.

Aguardo seu posicionamento,

Flávio Furtado de Farias
Professor e blogueiro
Deixe um comentário

