Percepções….

Ao colocar recentemente um termo no Google imagem para ilustrar uma postagem, fui surpreendido (embora tivesse noção da questão) pelas imagens que preencheram a tela.

Aproveitei para comparar com imagem de termos correspondentes para outros grupos e “confirmei” a impressão inicial de existência de preconceitos.

 

 

 

 

Uma discussão

presente nos meios acadêmicos, é o das imagens as quais profissionais de cada profissão  são associados. Isto revela diversos aspectos da sociedade, notadamente questões relacionadas à história das profissões, relações de poder entre as profissões, espaço social das profissões, representação literária e midiática das profissões.

O desafio que se apresenta para categorias profissionais que se sentem diminuídas, menosprezadas ou com imagem distorcidas é o de mudar esta realidade. Ou mais especificamente, esta percepção.

Os aspectos históricos não devem ser falsificados, mas podem tê-lo sido feito. Uma interpretação preconceituosa pela leitura histórica, pode ser revisitada. De qualquer forma, por algum tempo ainda estará no inconsciente social.

As relações de poder são auto-determinantes e parte de um ciclo vicioso. Tanto estão na gênese como no resultado do estado atual. Assim, a percepção e mesmo a relação de hierarquia entre profissionais de saúde, por exemplo, são resultantes desta percepção. Isto tem repercussão nos salários, condições de trabalho, e outros aspectos aos quais são submetidos diferentes categorias. Quebrar este ciclo é necessário  para oportunizar conquistas às classes profissionais menos favorecidas – as irmãs pobres. Isto requer representação política porque a atuação no executivo e legislativo pode ser mais ou menos sensível a estas questões dependendo de quem a exercite. O judiciário também pode (e deve) ser mobilizado para atuar neste processo.

O espaço social – laboral e extra-laboral – são diferenciados por classes sociais, economicamente definidas, mas também pelo status quo auferido por diferentes profissões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s